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AGENDA DE CURSOS: AGOSTO E SETEMBRO DE 2017
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TREINAMENTO DE SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE CALDEIRAS

 

PRÉ-REQUISITO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO:

O pré-requisito mínimo para participação como aluno, no Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras é o atestado de conclusão do ensino fundamenta, conforme determina a NR-13 do MTE, obrigatório apresentação da cópia do comprovante de escolaridade.

 

OBJETIVO:

Formar o Operador de Caldeiras em Segurança e Higiene do Trabalho, de acordo com o que determina a Portaria n.º 23 de 27.12.94, com ênfase a nova redação a Portaria do MTE nº 594 de 28/04/2014 da NR-13 Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Noções de grandezas físicas e unidades: Pressão, Pressão atmosférica, Pressão interna de um vaso, Pressão manométrica, pressão relativa e pressão absoluta, Unidades de pressão, Calor e temperatura

Noções gerais: o que é calor, o que é temperatura, Modos de transferência de calor, Calor específico e calor sensível, Transferência de calor a temperatura constante, Vapor saturado e vapor superaquecido, Tabela de vapor saturado.

Caldeiras - considerações gerais: Tipos de caldeiras e suas utilizações, Partes de uma caldeira, Caldeiras flamotubulares, Caldeiras aquatubulares, Caldeiras elétricas, Caldeiras a combustíveis sólidos, Caldeiras a combustíveis líquidos, Caldeiras a gás, Queimadores, Instrumentos e dispositivos de controle de caldeiras, Dispositivo de alimentação, Visor de nível, Sistema de controle de nível, Indicadores de pressão, Dispositivos de segurança, Dispositivos auxiliares, Válvulas e tubulações, Tiragem de fumaça.

Operação de caldeiras: Partida e parada, Regulagem e controle, temperatura, pressão, fornecimento de energia, nível de água, poluentes, Falhas de operação, causas e providências, Roteiro de vistoria diária, Operação de um sistema de várias caldeiras, Procedimentos em situações de emergência.

Tratamento de água e manutenção de caldeiras: Impurezas da água e suas consequências, Tratamento de água, Manutenção de caldeiras.

Prevenção contra explosões e outros riscos: Riscos gerais de acidentes e riscos à saúde, Riscos de explosão.

Legislação e normalização: Normas Regulamentadoras

 

DOCENTE:

JOSÉ LUIZ DE ARAÚJO, Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho e com pós-graduação em Engenharia Mecânica, professor dos cursos de Engenharia de Segurança da UFRJ e UFF

 

PERÍODO:

11 a 15 de setembro de 2017.

 

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO:

40 horas - das 08:30 as 17:30 horas.

 

INVESTIMENTO:

R$ 680,00 (Seiscentos e Oitenta Reais) por participante.

Incluídos os 5% de ISS, apostila e certificado de participação, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até 05.09.17.

 

 

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE SOCORRISTA

OBJETIVO:

Ao Final Deste Curso o Aluno Estará Apto a:

  • Avaliar a Importância da Qualificação Adequada do Socorrista para uma Vítima;
  • Avaliar a Cena e Gerenciar Procedimentos Necessários e Adequados em Menor Tempo Possível;
  • Diferenciar Diagnósticos com Precisão, Avaliando Prioridades de Atendimento;
  • Aferir Sinais Vitais e Avaliar seus Parâmetros;
  • Conhecimento dos Materiais de Primeiros Socorros e Improvisos na Ausência dos Mesmos;
  • Reconhecimento de PCR e Aplicação De Técnicas De RCP;
  • Abordagem a Vítimas Clínicas;
  • Manejo Básico DEA;
  • Aplicar Técnicas de Imobilização e Técnicas de Transporte.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Primeiros Socorros / Adversidades; 10 Mandamentos do Socorrista; Aspectos Legais; Atendimento Humanizado / Solicitação de Socorro; Tempo Resposta / Cadeia da Sobrevivência; Socorro Médico Avançado; Avaliação dos Sinais de Apoio; Aferição de Sinais Vitais / Protocolo ABC-CAB; Desmaio / Crise Convulsiva; Ferimentos; Equimose X Hematoma; Curativos e Bandagens; Suporte Básico de Vida; Parada Cardiorrespiratória; Parada Respiratória; Check List da Avaliação Primária; Funções do Esqueleto / Fratura; Entorse / Luxação; Princípios Básicos de Imobilização; Traumatismo Crânio Encefálico; Traumatismo Raqui-Medular; Equipamento de Imobilização Cervical; Queimaduras; Queimaduras Elétricas; Queimadura Pelo Frio / Exposição ao Calor; Hemorragia; Estado de Choque; Manobra de Heimlich; Estricção; Transporte de Vítimas; Acidentes com múltiplas vítimas e sua classificação.

Aula Prática: No centro de Treinamento especializado.

 

DIAS:

02, 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2017 (SÁBADOS)

Horário das 08:00 as 17:00 h

Dia: 30 de setembro de 2017 – das 08:30 as 17:00 h – aula prática com centro de treinamento.

 

CARGA HORÁRIA:

40 horas

 

DOCENTE:

CARLOS EDUARDO MACHADO DA ROCHA, Profissional com grande experiência no assunto, com formação de bombeiro profissional civil, socorrista e Técnico de Enfermagem.

 

INVESTIMENTO:

R$ 498,00 (Quatrocentos e Noventa e Oito Reais) por participante.

Já Inclusos: Apostila que será enviada via e-mail, 5% de ISS, café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 29.08.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

 

CURSO DE MULTIPLICADOR INTERNO PARA TRABALHOS EM ALTURA NR-35

PRÉ-REQUISITO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO:

Ser Técnico de Segurança do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho. Obrigatória apresentação de Certificado de conclusão.

 

OBJETIVO:

Capacitar o profissional para habilitar internamente os seus colaboradores de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade em trabalho em altura, conforme determina a NR-35.

 

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO:

40 horas – Teórico e Prático

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Bloco 1 - LEGISLAÇÃO

- Definição e conceitos básicos sobre trabalho em altura;

- Riscos potenciais inerentes ao trabalho em trabalho em altura;

- Fundamentos da Legislação do trab. em altura e pertinentes ao tema;

- Apresentação dos tópicos da NR 18 relacionado ao tema;

- Apresentação dos tópicos da NR 34 relacionado ao tema;

- Estudo da NR 35 na integra;

- Apresentação das normas nacionais e internacionais pertinentes ao tema

 

Bloco 2 - DOCUMENTAÇÃO

- Avaliação de riscos nos trabalhos em altura, elaboração e preenchimento.

- Procedimento operacional padrão, elaboração;

- Permissão de trabalho, elaboração e preenchimento;

 

Bloco 3 - TÉCNICAS DE ENSINO

- Processos de Comunicação e Interação com o aluno.

- Técnicas e métodos de ensino.

- Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar “o que” ensinar e o “por que” ensinar.

- Planejamento, elaboração (adequação ao tema), recursos e finalização de uma apresentação.

- Formas de comportamento a serem adotadas no processo da instrução, com vistas à eficiência e eficácia da ação educativa.

- Percepções para o resultado do trabalho.

 

Bloco 4 - SISTEMA DE ANCORAGEM

- Forças envolvidas nos sistemas de proteção contra quedas de altura;

- Equipamentos de proteção individual – seleção, inspeção e utilização, elaboração de Formulário;

- Equipamentos de proteção coletiva - seleção, inspeção e utilização;

- Sistema de ancoragem;

- Planejamento e montagem de linhas de vida provisórias

 

Bloco 5 NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS

- Primeiros socorros em acidentes em altura, focando as emergências mais comuns.

- Simulações de resgates de vitima.

 

Bloco 6 - SIMULAÇÃO DA PARTE PRÁTICA

- Pratica de uso de EPI’S e EPC em altura.

- Pratica de inspeção de Equipamentos e Acessórios

- Pratica de cabos voltas e nós,

- Simulações de subida e trabalho seguro

- Exercícios práticos e principais tipos de trabalho em altura local.

 

DOCENTES:

LEONARDO ROCHA DOMINGUES DA SILVA – Técnico em Eletrotécnica, pós-graduado em Engenharia Elétrica e pós-graduado Engenharia de Segurança do Trabalho, professor dos cursos de técnico de Segurança e pós-graduação das instituições CEFET-RJ e IPETEC.

ADILSON HERCULANO DA SILVA - Alpinista industrial N3; Instrutor RADA-RA = (resgate em área de difícil acesso / resgate em área de risco ); CSALT= Curso de salvamento em altura CBMESP; Curso de operações e segurança em altura (Defesa civil do estado do Rio de Janeiro; Inspetor de Acesso por Cordas e Trabalho em Altura .

 

PERIODO E HORÁRIO:

18 a 22 de setembro de 2017 das 08:30 as 17:30 h.

 

INVESTIMENTO:

R$ 1.200,00 (Um Mil e Duzentos Reais) por participante.

Já Inclusos: Apostila que será enviada via e-mail, ISS, Local para aula prática, café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 13.09.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

 

 

CURSO DE PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA DO TRABALHADOR – PCA

OBJETIVO:

Capacitar os profissionais de SST a identificar as ações necessárias, da empresa, relacionadas à conservação da saúde auditiva dos trabalhadores.

 

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO:

04 horas

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Noções básicas sobre funcionamento do sistema auditivo.

Estatísticas da perda auditiva no Brasil e no mundo.

Conceituação sobre Perda Auditiva induzida por Ruído (PAIR).

Particularidades do Exame Audiométrico (Com apresentação de equipamento do exame, em sala de aula).

O que é e como implantar o PCA.

 

DOCENTES:

PRISCILLA GALINDO

Fonoaudióloga (CRFª 1-11409), Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana,Especialista em Fonoaudiologia do Trabalho pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFª 6428/16).

Consultora e Auditora do Programa de Conservação Auditiva (PCA) para empresas, Perita (TRT- 1ª região) e Assistente Técnica em Audiologia Ocupacional (Perda Auditiva em Trabalhadores).

 

VIVIANE FONTES

Fonoaudióloga (CRFª 1-8839-1), Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Especialista em Fonoaudiologia do Trabalho pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFª 6037/14), Mestre em Metrologia e Qualidade pelo Inmetro, Fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do Município do Rio de Janeiro.

 

DIA E HORÁRIO:

27 de setembro de 2017 -  das 09:00 as 13:00 h.

 

INVESTIMENTO:

R$ 180,00 (Cento e Oitenta Reais) por participante.

Já Inclusos: Apostila será enviada por e-mail, ISS,  café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 20.09.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

 

 

CURSO DE HIGIENE OCUPACIONAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aspectos fundamentais da Higiene Ocupacional

Conceito de Higiene Ocupacional;

Como elaborar APR-HO (Análise Preliminar de Riscos de Higiene Ocupacional);

Como montar Grupo Homogêneo Exposição ou Grupo de Exposição Similar;

Conceitos básicos de Estratégia de Amostragem;

Apresentar as Normas de Higiene Ocupacional (NHOs);

EMR - Exposto de Maior Risco;

Como e quando usar a Tabela de Liedel&Busch;

Conceitos de Nível de Ação;

Limite de tolerância;

Avaliação Qualitativa e Quantitativa;

Elaboração do PPRA conforme NR 09 MTE e IN77 MPS;

A interface do PPRA, com o Programa Médico de Controle de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Conservação Auditiva (PCA) e Programa de Proteção Respiratória (PPR);

 

Insalubridade e Aposentadoria Especial

Legislação aplicada a Insalubridade e Aposentadoria Especial;

Exposição ocupacional Individual ou Grupo Homogêneo Exposição;

Limite de tolerância;

Avaliação Qualitativa e Quantitativa;

Códigos e Alíquota GFIP especial 6%, 9% e 12%;

Adicional de Insalubridade 10%, 20% e 40%;

Como preencher um laudo de Insalubridade;

Como preencher o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);

 

Avaliação Ocupacional de Ruído

Definição e diferenças entre ruído contínuo e intermitente e de impacto;

Legislação e normas técnicas aplicáveis (NR-15, NHO 01, ANSI S 1.25, IEC 61.252, IEC 61.672,  IEC 60.942);

Tipos de medidores de ruído (tipo 1 ou tipo 2);

Cálculo da Dose de ruído e fator de duplicação de dose;

Programação de audiodosímetros;

A representatividade da amostragem de ruído conforme NHO 01;

Nível Médio de Ruído e NEN - Nível de Exposição Normalizado exigido pelo INSS;

Validação de amostras de ruído;

Diferenças entre ruído ambiental e ocupacional;

Calibração dos equipamentos de avaliação;

Critérios de especificação de protetor auditivo (NRR e o NRRsf)

Cálculos para determinar a eficiência e a eficácia dos protetores existentes no mercado brasileiros;

Operação prática e técnicas de instrumentação de medidores de nível de pressão sonora, audiodosímetros, e calibradores;

 

Avaliação Ocupacional de Calor

Definições e conceitos sobre calor;

A diferença entre insalubre (sobrecarga térmica) e conforto (conforto térmico);

A diferença entre aspectos da Insalubridade e Aposentadoria Especial;

Monitoramento da sobrecarga térmica por calor;

A representatividade da amostragem de ruído conforme NHO 06;

Legislação e normas técnicas aplicáveis (NR-15 e NHO 06);

Interpretação dos Limites de Tolerância IBUTG;

Quando usar o Quadro 1 ou Quadro 2 do anexo 3

Especificação técnica dos equipamentos de avaliação;

Fatores de aclimatação;

Calibração de termômetros;

Períodos desfavorável da jornada de trabalho e definição de horário crítico;

Definição da Temperatura Efetiva.

Tipos de EPI para calor;

Operação prática de termômetros de conjuntos digitais.

 

Avaliação Ocupacional de Vibração

Conceitos e definições de Vibração Ocupacional;

Avaliação Preliminar da Exposição (como fazer);

Limites de Exposição Ocupacional e Critérios para Seleção de Equipamentos de Medição;

Medidas de Aceleração, eixos, unidades de medidas;

Como avaliar AREP, ARE, AREN e VDVR;

A representatividade da amostragem de vibração conforme NHO 09 e 010;

Onde encontrar as metodologias aplicáveis ao PPRA, INSS e Insalubridade;

Como validar uma amostra de vibração conforme NHO 09 e NHO 010;

Calibração de Equipamentos;

Estudo detalhado das Normas Técnicas;

Inspeção em equipamentos antes da avaliação;

Cálculos aplicáveis as amostragem e avaliações e interpretação de Resultados;

Luvas para atenuação de vibração localizada (VMB), como avaliar e validar o uso de luvas para vibração.

 

Avaliação Ocupacional de Agentes Químicos

Fundamentos técnicos e legais, conceitos e definições;

As diferenças e semelhanças entre a MSDS americana e a FISPQ brasileira;

Estratégia de amostragem - ácidos, fumos, gases, névoas, neblinas, poeiras (totais, inaláveis, torácicas e respiráveis) e solventes;

Utilização de ciclones e outros dispositivos de coleta;

Amostras de jornada completa, instantâneas e amostra de curta duração (STEL),

Diferença e aplicação entre Valor Máximo e Valor Teto;

Limites de tolerância do MTE e da ACGIH;

Aspectos de exposição ocupacionais aplicados a Perícia de Insalubridade;

Modelo Brief& Scala;

Como definir o número de amostras por GHE;

Interpretação de resultados (formas de tratamento estatístico);

Mistura de substâncias químicas;

Uso de tubos reagentes colorimétricos sua aplicabilidade;

Calibração de bombas de amostragem de ar;

O critério a ser adotado para invalidação de amostras;

Requisitos técnicos para seleção e compra de equipamentos;

Especificação de respiradores e luvas de segurança baseados nos riscos encontrados;

Exercícios práticos de bombas gravimétricas, calibradores, câmaras de calibração,  amostradores, ciclones e impingers.

 

DOCENTE:

VICTOR COSTA, Engenheiro com mais de 13 anos de experiência na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, gestão e controle de riscos e a promoção e implantação de cultura de segurança adquirida, trabalhando em empresas de Construção Civil e Consultoria Especializada. Ampla vivência na elaboração e implantação de Programas de Segurança e Saúde do Trabalhador e elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos, em diversos seguimentos, inclusive desenvolvendo metodologia específica para cada atividade econômica e atendimento a fiscalização do MTPS, Ministério Público do Trabalho e Perícias Trabalhistas. Atuação como professor durante 08 anos em cursos técnicos.

Msc MARCOS JORGE, Experiência de 20 anos atuando na área de Saúde e Segurança do Trabalho e um dos responsáveis pelo processo de implantação das certificações ISO 14001, Sistema de Perdas SCIS – DNV e OHSAS 18001. Implantação de Programa de Higiene Ocupacional. Implantação do Programa de Ergonomia e integração dos sistemas SSMA, em grupo Siderúrgico Global. Atualmente faz parte do GT do eSocial, que está revisando os requisitos de Saúde e Segurança do Trabalho.

 

PERÍODO: (SÁBADOS)

30 de setembro de 2017

07, 21, 28 de outubro de 2017

04, 11, 25 de novembro de 2017

02, 09, 16 de dezembro de 2017

 

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO:

80 horas -  das 08:30 as 17:30h

 

INVESTIMENTO:

R$ 980,00  (Novecentos e Oitenta Reais) por participante.

Já Inclusos: Apostila, ISS, café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 25.09.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

 

 

TREINAMENTO PARA MEMBROS E DESIGNADOS DE CIPA

OBJETIVO:

Treinar os Membros de CIPA nos conhecimentos necessários para o bom desempenho de suas atribuições.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

PERÍODO:

03 a 05 de outubro de 2017

 

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO:

20 horas, sendo da seguinte forma:

dias 03 e 04.10.17 -  das 09:00 as 18:00h

dia 05.10.17 -  das 09:00 as 12:00h

 

INVESTIMENTO:

R$ 79,90 (Setenta e Nove Reais e Noventa Centavos) por participante.

Já Inclusos: Apostila,  ISS, café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 27.09.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

 

 

CURSOS DE CAPACITAÇÃO E RECICLAGEM -  BÁSICO - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE – NR-10

OBJETIVO:

Instruir os participantes a executarem com segurança serviços com eletricidade, tornando-os aptos a receber do empregador, desde que capacitados profissionalmente pela empresa ou por instituição oficial de ensino, a autorização para entrarem em áreas com equipamentos e instalações elétricas e executarem serviços com risco elétrico, conforme disposto no item 10.8.8 da nova NR-10.

 

PÚBLICO ALVO:

Eletricistas, auxiliares, operadores, encarregados, supervisores, técnicos e engenheiros eletricistas, manutenção, técnico de segurança do trabalho, mantenedores, projetistas de elétrica e demais profissionais envolvidos com a execução de serviços em eletricidade relacionados a qualquer sistema elétrico de consumo.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

A matéria a ser ministrado é aquela determinada e contida na  NR-10, cujo conteúdo descreve-se a seguir: Introdução à segurança com eletricidade; Riscos em instalações e serviços com eletricidade; Técnicas de análise de riscos; Medidas de Controle do risco elétrico; Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT; Regulamentações do MTE; Equipamentos de proteção coletiva; Equipamentos de proteção individual; Rotinas de trabalho – procedimentos; Documentação de instalações elétricas; Riscos adicionais; Proteção e combate a incêndios; Acidentes de origem elétrica; Primeiros socorros; Responsabilidades e Teste de avaliação dos participantes.

 

DOCENTES:

Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletricista e Técnico de Enfermagem, com proficiência no assunto.

 

PERÍODO E HORÁRIO:

Período da Capacitação: 23 a 27 de outubro de  2017.- Horário:  09:00 às 18:00 h.

Período da Reciclagem: 27 de outubro de 2017 – Horário: 09:00 as 18:00 h.

 

CARGA HORÁRIA:

Capacitação: 40 horas

Reciclagem: 08 horas

 

INVESTIMENTO:

Capacitação:

R$ 220,00 (Duzentos e Vinte Reais) por participante.

Reciclagem:

R$ 120,00 (Cento e Vinte Reais) por  participante.

Já Inclusos: Apostila que será enviada por e-mail, ISS, coffe-breaks e certificado de conclusão emitido pela ABPA, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 17.10.17.

 

 

 

A ABPA RESERVA-SE O DIREITO DE ALTERAR DATA, LOCAL, HORÁRIO OU CANCELAR O CURSO, SE HOUVER INSUFICIÊNCIA DE QUORUM.

EM CASO DE IMPREVISTO COM O DOCENTE, ESTE SERÁ SUBSTITUÍDO SEM ALTERAÇÃO DO PROGRAMA.

 

 

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS IMPORTANTES PARA INSCRIÇÃO:

ATENÇÃO: As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo 5 (cinco) dias úteis antes do início de cada evento. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo.


Para Pessoa Física: Ficha de Inscrição para Pessoas Físicas

* Pagamento com Cartão de Crédito: pessoalmente, na sede da ABPA ou on line, ligando para o telefone (21) 2233-9033, setor financeiro, antes da data de início do curso.

* Cursos com investimento de até R$ 150,00: depósito do valor integral ou pagamento na sede da ABPA, em dinheiro ou cheque.

* Cursos com investimento de R$ 151,00 a R$ 299,00, com opção de parcelamento de até 02 vezes;

* Cursos com investimento a partir de R$ 300,00 com opção de parcelamento de até 03 vezes.

 

Para Pessoa Jurídicas: Ficha de Inscrição para Pessoas Jurídicas

* Será emitida nota fiscal eletrônica, com prazo de 10 (dez) dias para pagamento, após a confirmação de realização do evento, através de Depósito em conta da ABPA - BANCO   BRADESCO- Agência: 0436-7 - C/C: 24852-5.


 

 

 

PALESTRAS EDUCATIVAS

ABPA-RJ RELATÓRIO DE ÁREAS CLASSIFICADAS

 

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